Bronzeado seguro. Como obter o seu

Dr. Fernando Guimarães
(Publicado em Sala de Espera n° 03)

O verão está chegando. Período de praia, rostos e corpos bronzeados. Felizmente, graças ao esforço da comunidade dermatológica e, especialmente, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, através de suas regionais, as medidas eficazes de proteção e orientação na profilaxia do câncer de pele e também no envelhecimento cutâneo precoce estão atingindo, progressivamente, maior fatia da população. A educação é a maior arma, e podemos dizer que o conceito de saúde, hoje, está modificado. Saúde é um estado de equilíbrio físico, mental e social. Temos enfatizado que as pessoas de pele clara e as crianças são as maiores vítimas da exposição ao sol sem critérios. Até os vinte anos de idade absorvemos 80% da radiação solar necessária para provocar câncer de pele.

O charme do bronzeado de hoje pode transformar-se em manchas inestéticas, rugas precoces e até em lesões degenerativas no futuro. As radiações ultra-violeta do tipo B são responsáveis pelo eritema (vermelhidão), queimaduras solares e o câncer de pele. As radiações ultra-violeta do tipo A provocam o envelhecimento cutâneo precoce.

Os filtros solares de proteção devem, necessariamente, proteger contra U.V.A. e U. V.B. Algumas recomendações devem ser enfatizadas sempre que se abordar este tema.

1. Aplicação do filtro de proteção solar 30 minutos antes da exposição ao sol.
2. Exposição das 10 às 15hs (11 às 16hs horário de verão) deve ser evitada pela presença maciça de raios U. V. B.
3. Após duas horas de exposição ao sol repetir a aplicação.
4. Fator de proteção n° 15 é o ideal.
5. Usar óculos, bonés, viseira, guarda-sol, sendo que os de algodão absorvem 95% dos raios solares enquanto que os de poliéster 60%.
6. A areia reflete de 15% a 25% a radiação.
7. Mar de águas claras e piscinas de fiberglass com mais ou menos um metro de profundidade refletem 30% dos raios solares.

Pessoas de pele seca devem optar por filtro cremoso e evitar os oleosos. Filtros à base de gel são melhores para peles oleosas. Após o banho, hidratar a pele não só com cremes hidratantes, mas, também, ingerindo bastante líquidos. Bronzeamento artificial com raios U. V. A. provocam, no mínimo, envelhecimento cutâneo precoce.
As pessoas que desejam a pele morena sem sofrer agressão podem usar auto-bronzeadores. Os auto-bronzeadores à base de Dihidróxi-acetona agem na camada superficial da pele resultando num colorido semelhante ao bronzeado.

Esses produtos não conferem nenhuma proteção contra o sol. O uso de filtro de proteção solar adequado é imperativo.

O tratamento com auto-bronzeadores deve ser prescrito e acompanhado pelo seu médico dermatologista. Convém lembrar que o Rei Sol nunca vai desaparecer, portanto, vamos transformá-lo em nosso aliado e não em inimigo de nossa saúde e de nossas ilusões.

 

Tecnologia para a pele - Microdermoabrasão
A microdermoabrasão é um procedimento que permite efetuar uma dermoabrasão controlada na pele, através de microcristais de hidróxido de alumínio. Leia mais

Peeling químico
As peles maltratadas e envelhecidas pelo excesso de exposição aos raios solares têm no peeling químico uma terapêutica indicada na maioria dos casos. A afirmação é do dermatologista gaúcho Fernando Guimarães, que há alguns anos vem fazendo este tipo de tratamento em suas pacientes. Leia mais

Bronzeado seguro. Como obter o seu
O verão está chegando. Período de praia, rostos e corpos bronzeados.
Leia mais

Câncer da pele: você pode evitar!
Com a finalidade de esclarecer, prevenir e tratar o câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD/RS), lançou a campanha Câncer da pele: você pode evitar! Leia mais

Cuidados Pós-Veraneio
Após o contato direto com a natureza, a areia, a grama, o sol, que têm um efeito benéfico do ponto de vista psicológico, é importante e recomendável uma inspeção dermatológica. Leia mais

 
Rua dos Andradas, 1755 - Conjunto 53 - Centro - Porto Alegre RS
© Direitos Reservados à Clínica Dr. Fernando Guimarães