Cuidados Pós-Veraneio

Dr. Fernando Guimarães
(Publicado em Substância News n° 4)

Após o contato direto com a natureza, a areia, a grama, o sol, que têm um efeito benéfico do ponto de vista psicológico, é importante e recomendável uma inspeção dermatológica. No retorno da temporada de veraneio, por exemplo, as pessoas precisam tratar do cabelo, porque a radiação solar tem um efeito maléfico sobre ele.
Existem regeneradores capilares, produtos à base de silicone, que são aplicados após avaliado o dano que o cabelo apresenta. Cada indivíduo usa o produto numa concentração ideal ao seu caso específico, recomendada pelo dermatologista.

Também devido à exposição prolongada ao sol, as pessoas devem se submeter a um tratamento geral de pele, conhecido por hidratação profunda. Utiliza-se, para isso, produtos hidratantes de última geração, do tipo óleo de macadâmea (fruta da América do Norte) ou à base de ceramidas (utilizada na regeneração da pele ao redor dos olhos).

Além desses procedimentos, é indicado o uso de sabonetes à base de óleos vegetais, a fim de reter água na pele, hidratando-a de forma mais eficaz. Em casos mais severos, como manchas e rugas profundas, a opção é por tratamentos tópicos à base de ácido retinóico, um derivado da vitamina A, que confere rejuvenescimento da pele.

É essencial as pessoas saberem que os dermatologistas dispõem, hoje, de um arsenal terapêutico de produtos que, embora não possam ser considerados elixir da longa vida nem da juventude, são, entretanto, produtos utilizados na regeneração da pele, buscando reduzir a incidência de rugas ou, pelo menos, protelar o envelhecimento. Convém enfatizar que cuidados com a pele devem ser observados o ano inteiro, com a correta aplicação de filtros de proteção e lápis labial, inclusive nos meses de inverno.

Sobre o assunto, é bastante ilustrativa a frase do Doutor Sebastião Sampaio, professor emérito da Faculdade de Medicina da USP: "A gordura está para o coração, o álcool para o fígado, o cigarro para os pulmões como o sol está para a pele". Há, ainda, um aforisma que diz que "a pele é o espelho da alma", portanto, cuide bem dela.

 

 

 

Tecnologia para a pele - Microdermoabrasão
A microdermoabrasão é um procedimento que permite efetuar uma dermoabrasão controlada na pele, através de microcristais de hidróxido de alumínio. Leia mais

Peeling químico
As peles maltratadas e envelhecidas pelo excesso de exposição aos raios solares têm no peeling químico uma terapêutica indicada na maioria dos casos. A afirmação é do dermatologista gaúcho Fernando Guimarães, que há alguns anos vem fazendo este tipo de tratamento em suas pacientes. Leia mais

Bronzeado seguro. Como obter o seu
O verão está chegando. Período de praia, rostos e corpos bronzeados.
Leia mais

Câncer da pele: você pode evitar!
Com a finalidade de esclarecer, prevenir e tratar o câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD/RS), lançou a campanha Câncer da pele: você pode evitar! Leia mais

Cuidados Pós-Veraneio
Após o contato direto com a natureza, a areia, a grama, o sol, que têm um efeito benéfico do ponto de vista psicológico, é importante e recomendável uma inspeção dermatológica. Leia mais

 
Rua dos Andradas, 1755 - Conjunto 53 - Centro - Porto Alegre RS
© Direitos Reservados à Clínica Dr. Fernando Guimarães