Peeling químico

Dr. Fernando Guimarães
(Publicado em Prodoctor She n° 2)

As peles maltratadas e envelhecidas pelo excesso de exposição aos raios solares têm no peeling químico uma terapêutica indicada na maioria dos casos. A afirmação é do dermatologista gaúcho Fernando Guimarães, que há alguns anos vem fazendo este tipo de tratamento em suas pacientes. Mas ele adverte para que não se utilize este recurso sem a orientação de um médico especializado.

- Muitos salões de beleza fazem a aplicação desses produtos químicos de forma incorreta, causando verdadeiros desastres na pele dos pacientes, desde manchas profundas até queimaduras mais sérias.

Segundo o Dr. Guimarães, peeling químico é a remoção controlada das camadas superficiais da pele através da aplicação de uma substância química adequada. As camadas mais superficiais da epiderme são eliminadas pelo agente químico, dando lugar a uma pele nova, porém mais fina e sensível. Este tratamento também age sobre as fibras elásticas e colágenas, regenerando-as.

O especialista explica que somente após uma avaliação cuidadosa da pele do paciente é que o dermatologista realiza o peeling. Esse cuidado, enfatiza, é importante para verificar se a pessoa apresenta manchas, acne, rugas, se sua pele é clara ou escura e qual o grau de sensibilidade que apresenta.

- Do ponto de vista médico, o peeling é indicado, principalmente, nos casos de melasma (manchas escuras da pele), cicatrizes, hiperpigmentação pós-inflamatória, queratoses actínicas e seborréicas, acne ativa e residual, verrugas planas, rugas e para rejuvenescimento facial.

A indicação do método está diretamente relacionada aos sinais de fotoenvelhecimento. No entanto, nunca deve ser aplicado sem um teste de sensibilidade pré-peeling, aplicando-se o produto atrás da orelha do paciente para ver se não haverá quadros alérgicos e manchas escuras depois do peeling.

Esses tratamentos são classificados conforme a sua profundidade. O peeling é superficial quando as substâncias penetram a epiderme e a parte superior da derme. As substâncias utilizadas para este tipo de peeling são o ácido glicólico de 50% a 70%, resorcina, ácido retinóico, solução de Jessner e ácido tricloroacético (TCA) de 15% a 35%. Esses são os mais seguros, pois têm a menor possibilidade de efeitos secundários. Podem ser repetidos a cada duas semanas. O Dr. Guimarães esclarece que, conforme o caso, é necessária a aplicação de um peeling médio. É um tratamento que penetra até a parte mais profunda da derme papilar e a superior da derme reticular. Os produtos que podem ser usados são: a resorcina, solução de Jessner, ácido glicólico e ácido tricloroacético. Este tratamento só pode ser feito de quatro em quatro semanas.

Conforme o dermatologista, só nos casos mais difíceis deve ser utilizado o peeling profundo. Ele penetra na parte inferior da derme reticular média, removendo manchas, mas deve ser sempre realizado por profissional especializado para evitar complicações, como queimaduras, manchas e até cicatrizes.

- Só um dermatologista está preparado para proceder a técnica e tratar complicações, caso ocorram - garante o médico.

 

Tecnologia para a pele - Microdermoabrasão
A microdermoabrasão é um procedimento que permite efetuar uma dermoabrasão controlada na pele, através de microcristais de hidróxido de alumínio. Leia mais

Peeling químico
As peles maltratadas e envelhecidas pelo excesso de exposição aos raios solares têm no peeling químico uma terapêutica indicada na maioria dos casos. A afirmação é do dermatologista gaúcho Fernando Guimarães, que há alguns anos vem fazendo este tipo de tratamento em suas pacientes. Leia mais

Bronzeado seguro. Como obter o seu
O verão está chegando. Período de praia, rostos e corpos bronzeados.
Leia mais

Câncer da pele: você pode evitar!
Com a finalidade de esclarecer, prevenir e tratar o câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD/RS), lançou a campanha Câncer da pele: você pode evitar! Leia mais

Cuidados Pós-Veraneio
Após o contato direto com a natureza, a areia, a grama, o sol, que têm um efeito benéfico do ponto de vista psicológico, é importante e recomendável uma inspeção dermatológica. Leia mais

 
Rua dos Andradas, 1755 - Conjunto 53 - Centro - Porto Alegre RS
© Direitos Reservados à Clínica Dr. Fernando Guimarães